Eis a Newsletter

Share this post
[eis] #35 - Workism - Nosso trabalho, nosso templo
diegoeis.substack.com

[eis] #35 - Workism - Nosso trabalho, nosso templo

Quando a vida e o trabalho se misturam de forma irreversível

Diego Eis
Dec 17, 2021
Comment2
Share

Eis a Newsletter #35

Dizem de que o objetivo do trabalho não é apenas destinado para a produção econômica individual ou da sociedade, mas que ele também é peça chave da existência de uma identidade pessoal e também de proposta de vida. Isso se chama Workism.


Ouvi esse termo primeiro pelo Derek Thompson, que é escritor do The Atlantic, onde ele diz nesse artigo que o Workism é uma espécie de religião, que adora o trabalho e o coloca em destaque. Essa religião prega que o trabalho não apenas dignifica o homem - como muitos falam por aí - mas traz significado para a vida das pessoas. Traz propósito.

O Cris Dias fez um capítulo do seu podcast com título de "Você não é o seu crachá". Nesse capítulo do Boa Noite Internet, ele fala sobre a própria experiência de mudar totalmente a trajetória de vida quando decidiu sair do Facebook e deixou de ser conhecido como o "Cris do Facebook". Nós damos tanto valor ao nosso trabalho e ao que fazemos profissionalmente, que mesmo sem querer, atrelamos nossa profissão à nossa identidade. Isso acontece o tempo inteiro e em todo o lugar, basta perceber quando você assiste o jornal: logo abaixo do nome da pessoa entrevistada sempre está a sua profissão ou quando conhecemos alguém, uma forma de puxar conversa é perguntar sobre "o que você faz". São pequenos detalhes que mostram que a cultura do ser humano é sim tentar se dignificar por meio do trabalho. Isso é estranhíssimo, já que o trabalho é uma das maneiras mais efetivas de criar stress, depressão, insatisfação, busca por ter sempre mais e por aí vai

This post is for paid subscribers

Already a paid subscriber? Sign in
© 2022 Diego Eis
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing