[eis] #20 - Anotações - Master Shi Heng Yi – 5 hindrances to self-mastery | Shi Heng YI | TEDxVitosha

Anotações da palestra que encontrei no TED do Master Shi Heng Yi

Eis a Newsletter #20

Eu gosto muito de fazer anotações sobre palestras. Minhas anotações são bastante lineares e de acordo com o discurso do palestrante. Essa é uma anotação sobre a palestra que encontrei no TED do Master Shi Heng Yi

#writing #ted #speechnotes


Compartilhar com os outros tem a ver com conexão. É treinamento e desenvolvimento de você mesmo. É aproveitar o seu tempo, mesmo que seja fazendo nada. Um dos aspectos mais importantes da vida é procurar e encontrar o caminho para aquilo que você gosta de desfrutar.

Um homem que vivia perto de uma montanha pensava todos dias sobre como poderia ser subir aquela montanha e ver as coisas lá de cima. Então, ele partiu para essa jornada. Chegando no pé da montanha ele encontrou outro viajante e perguntou sobre como ele chegou lá em cima e o que você viu. O viajante compartilhou o caminho e o que ele viu lá de cima. Então o homem achou que o caminho que ele fez era muito longo e exaustivo. Mas decidiu tentar encontrar outro caminho para subir. Logo ele encontrou outro viajante e perguntou mais uma vez. Esse viajante compartilhou suas histórias.

Ele encontrou e perguntou para vários outros viajantes sobre como eles subiram e o que viram lá de cima. Depois de todas essas conversas, ele pensou: conversei com várias pessoas que me disseram muitas coisas sobre essa jornada até lá em cima, portanto acho que não preciso mais subir. Então, infelizmente, ele desistiu da jornada.

  1. Primeiro, cada individuo precisa encontrar a melhor forma de subir a sua montanha.

  2. Segundo, existe muita informação que pode ser compartilhada por outras pessoas, mas a experiência até a claridade não é compartilhável. Você precisa experienciar por você mesmo.

Quando você coloca sua própria força para conseguir subir sua montanha, você enxerga tudo de forma mais clara. Quando você enxerga as coisas mais claras, você não precisa acreditar em qualquer um ou em qualquer outra coisa. Você baseia suas decisões em cima das suas experiências. Você distingue as coisas por você mesmo. Você consegue decidir por você mesmo. Você tem a chance de inspirar muitos viajantes. Mas não diga ninguém para onde ou como eles devem ir.

As 5 obstáculos (Hindrances) que bloqueiam nosso progresso:

  • Sensual Desire (Kamacchanda): sensual desire vem no momento que você presta atenção em alguma coisa e isso desponta uma emoção positiva. Essa emoção pode vir de 5 aberturas do seu corpo: ver, ouvir, cheirar, provar e sentir. Então, imagine que você decide subir a sua montanha. Depois de um quilometro, você descobre um ótimo restaurante com várias ótimas pessoas. Você sente o cheiro maravilhoso da comida. Quando você sente isso tudo, você perdeu sua viagem. Essa tentação se tornou tão forte, que você não quer mais sair desse lugar. Isso se transformou em obsessão. Você não consegue, dessa forma, encontrar claridade.

  • Ill Will / Aversion (Byapada): isso descreve as emoções ruins. Reversão a pessoas ou a momentos. Para simplificar, você decide subir a montanha, mas começa a chover. Mas você não gosta de chuva. Você descobre que algumas rotas tem o solo irregular, mas você não gosta de trilhas complicadas. Na hora de passar pelo rio, mas você não gosta de nadar. Você precisa deixar passar por essas complicações e adversidades, elas fazem parte do caminho e você não tem controle.

  • Dullness / Heaviness (ou Sloth e Torpor) (Thinamiddha): Dullness, embotamento da mente. Heaviness, corpo pesado. Isso é caracterizado como não motivação, sonolência, pouca energia, estado de depressão. Isso, no budismo, é representado como prisão própria. Fica muito difícil você fazer qualquer tipo de força mental ou física. Então, para continuar sua viagem, você precisa achar um jeito de se liberar. De ficar mais leve.

  • Restlessness (Uddhacca): Esse é um estado de mente não posicionada. Uma mente não posicionada, fica presa com o futuro. Fica julgando eventos do passado. É similar o "Monkey Mind", que fica pulando de galho em galho sem parar no presente. O problema é que você não enxerga mais o presente.

  • Sceptical Doubt (Vicikiccha): isso é muito relacionado ao estado da mente que está baseada na indecisão. É muito comum encontrar uma mente que fica em dúvida se eu posso ou não posso fazer algo, que fica se perguntando e se isso der errado e se der certo? Que fica pensando em quais metas e aspirações que irão dar certo ou não no futuro. Quando o caminho está cheio de dúvidas, é muito provável que você pare em vez de seguir em frente e continuar movendo.

O que você pode fazer sobre esses 5 pontos? Você precisa alinhar e estruturar sua vida de forma que você previna que esses obstáculos. Se você não obtiver sucesso, crie maneiras de remover essas barreiras.

Essas são quatro passos que podem te ajudar a ultrapassar os 5 obstáculos:

  1. Reconheça qual é o estado da mente que você se encontra;

  2. Aceite as situações ou pessoas do jeito que elas devem ser;

  3. Investigue suas emoções e estados mentais e questione;

  4. Non-identification significa a prática. Eu não sou o corpo. Eu não sou a mente. Eu não sou minhas emoções. Eu só posso ver esses aspectos sobre mim.

Tudo o que se passa na nossa vida é único e para trazer significado e valor na vida é necessário aprender a ter domínio sobre nós mesmos. Não deixe que os 5 obstáculos parem você.

Existem dois erros no caminho para o domínio próprio: não começar esse caminho e não terminar todo o percurso.

"You can either experience the pain of discipline or the pain of regret. The choice is yours."